Identidade visual
Narayan massoterapias
1
Resumo:
Projeto de criação de identidade visual da loja de massoterapia Narayan, criações das peças da papelaria, ilustrações e letreiro da fachada da loja.
Processo e conceituação:
Em contatos iniciais por e-mail e telefone, as sócias me enviaram as motivações do projeto e explicaram como chegaram ao nome da loja, o que foi bastante importante para a concepção geral do projeto de identidade visual. Abaixo, alguns dos textos que elas me enviaram, e outros de resultado de pesquisas na internet, que eu mesmo fiz:
“Narayan & Narayana
Narayan é um nome indiano, de origem do sânscrito, que significa “caminho do homem”, sentido da busca por conhecimento, paz, sabedoria, enfim, os ideais hindus e da maioria das religiões que conhecemos. No entanto, essa grafia é uma transcrição moderna de Narayana, o nome em sua versão original, apesar de terminar em “ana”, uma terminação totalmente feminina para nós, do mundo ocidental, Narayana também é masculino na Índia.”
“Narayana ou Narayan é um importante nome sânscrito para Vishnu (Deus responsável pela manutenção do universo) e, atualmente, um nome hindu comum.
O nome Narayana é composto de ‘nara’ (humano, homem) e ‘ayana’ (eterno, sem fim). A tradição associa o componente nara a um significado de água, indicando a característica de tudo pode se permear e fazendo uma analogia a um oceano infinito, onde ocorre o movimento incessante de nascimento, vida e morte do cosmo. Narayana, de acordo com essa etimologia, é aquilo que se move nas águas infinitas e é também a própria água.
Essa associação íntima entre Narayana e água explica sua frequente caracterização na arte hindu como estando sentado em um oceano. Outra tradução de Narayana é ‘o homem supremo, base de todos os homens’. Em uma outra interpretação, o termo ‘nara’ significa ‘humano’ e ‘ayana’, a ‘direção, objetivo’. Daí, Narayana refere-se à ‘direção do homem’.”
Com base nesse briefing inicial, me direcionei para alguns caminhos que convergeriam com as motivações que elas queriam. Apresentei minha pesquisa com umas dez páginas de imagens reduzidas, elas gostaram muito das linhas de raciocínio e aprovaram o conceito visual do “gyan mudra”, que é exatamente o ícone da marca da loja, onde o dedo indicador se encontra com o polegar, significando o encontro do homem com Deus, eu fiz de imediato a elas uma analogia com a obra do Michelângelo da Capela Sistina, onde Deus, na forma de um homem mais velho quase encosta o seu indicador no dedo de um homem mais novo.
Para esse projeto, trabalhei bastante no papel antes da execução do trabalho no computador, fiz muitos esboços da parte textual e do ícone (alguns estão nas imagens de destaque acima, outros nas imagens abaixo do texto e outros não dispús aqui no portfólio). E com as referências do sânscrito busquei aproximar ao máximo a grafia das letras indianas na parte escrita da marca.
Posteriormente, fiz um pequeno folder e um cartaz (o folder está entre as imagens de destaque), para o qual criei algumas ilustrações para a arte, mãos femininas fazendo o trabalho da massoterapia de diferentes formas, chegando no resultado da imagem 1, 2 e 3.