Resumo:
Projeto gráfico de livro – Criação, conceituação e execução de todo o projeto, incluindo a diagramação de todo livro, ilustração, capa e acompanhamento gráfico.
Publicação que agrupa os artigos do Presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC)1, Antonio Oliveira Santos, ao longo do ano de 2016. Este projeto foi anterior ao Projeto de Padronização das Publicações da CNC (projeto esse realizado em 2016, mas este livro foi impresso no início do mesmo ano)2.
Processo e conceituação:
Recebi no início de 2016 os artigos da Presidência da CNC com o título já determinado para a publicação, “A visão do comércio”. Este foi um trabalho no qual o designer não tem contato com o cliente, por isso costuma ser um pouco mais complicado, não tinha o mesmo contato profissional que teria um ano à seguir com o coodernador deste projeto de livro, o Conselheiro Economico da CNC, Ernane Galvêas (ex-Ministro da Fazenda do Brasil (1980-1985) e ex-Presidente do Banco Central do Brasil (1968-1974 e 1979-1980)(IN MEMORIAN)). Sendo assim, desenvolvi uma linha de raciocínio de acordo com o que eu achava que a entidade e o que Presidente queriam como imagem para a instituição. “Progresso” é uma palavra que tem uma conotação muito forte no sistema empresarial no Brasil, não à toa, ela está escrita na bandeira do País3. A busca foi em fazer um projeto em uma linha muito mais segura, pois faço esta análise agora em comparativo aos demais projetos que participei nesta entidade, não tive a reunião inicial com o coordenador do projeto me definindo o briefing sobre o trabalho.
Com a obrigatoriedade de seguir o título da publicação, “A visão do comércio”, tracei uma linha paralela de conceito, pois não podia ir para um caminho sintético, mais conceitual, já que “A visão do comércio” necessariamente teria que ser abrangente, sendo assim, acabei indo para uma composição de imagens, divididas entre os ramos de atividades do comércio que a CNC representa: Turismo, Varejo, Exportação, Produtos, Serviços etc. Para criar uma interação entre as imagens, usei uma textura com a função estética, onde a mesma criou a dinâmica também para o verniz para a capa. Na busca em trazer a capa para uma composição mais institucional e torná-la mais “corporativa”, coloquei um degradé como que se fosse uma lente, indo do laranja na direita inferior para um azul claro com bastante transparência na esquerda superior.
À partir desta capa, fiz mais três outros trabalhos de livros com artigos do Presidente Antonio Oliveira Santos: “Saindo da crise” (2017), “Comércio 2018 – Um novo dia” (2108) e “A hora é esta – Artigos sobre a reforma tributária” (2018). Os dois primeiros vão muito de encontro com esta linha de raciocínio, uma temática autocentrista, onde o presidente “direciona” na capa e na publicação o caminho para o setor comerciário no ano da sua publicação.
O miolo da publicação foi diagramado de modo a manter a seriedade que a publicação exigia, impresso em uma cor e seguindo a organização dos artigos que já veio junto com trabalho.
O livro teve acompanhamento gráfico gráfico na Gráfica Ultraset, no Rio de Janeiro, busquei extrair o máximo das cores no projeto.
1 Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC – cnc.org.br) – Entidade sindical Patronal, que agrupa 34 federações em todo o território brasileiro, 27 referentes aos seus respectivos estados no Brasil e 7 dessas 34 em ambito nacional, são mais de cinco milhões de empresas representadas do comércio que geram cerca de 25,5 milhões de empregos diretos e formais, com a sua estrutura, atua para que o setor esteja sempre presente na formulação das políticas públicas, seguindo o trâmite das proposições de interesse no Congresso Nacional e na defesa da Constituição, tendo sempre em foco as leis que possam impactar o segmento.
A CNC foi fundada em 4 de setembro de 1945, seu atual presidente é José Roberto Tadros, que sucedeu Antonio Oliveira Santos, em eleição que foi realizada em 2018, e é a responsável pela administração de duas instituições de grande atuações no Brasil e que formam um dos maiores sistemas de desenvolvimento social do mundo, a instituição de Serviço Social do Comércio (Sesc – sesc.com.br) e a instituição de Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac – senac.br), a primeira citada, com projetos sociais, tais como o Mesa Brasil, Programa Ecos de sustentabilidade etc. (atua nas seguintes áreas: Alimentação, Assisntência Social, Cultura, Educação, Esporte, Lazer, Saúde, Sustentabilidade etc.) e a segunda no auxílio à formação e à capacitação de funcionários de empresas do setor do comércio (lojistas, garçons, chefs, hotelaria etc.).
2 Projeto de Padronização das Publicações da CNC – Projeto em que a chefe da Assessoria de Comunicação, Cristina Calmon, os jornalistas do setor e quatro designers da CNC (eu incluso), juntamente com uma assessoria de comunicação externa e um escritório de design gráfico contratado, nos auxiliaram no projeto e na tomada de decisões, estudaram todas as publicações produzidas na entidade até a data presente, criando uma linha de raciocínio, confrontando-as umas com as outras, segmentando os diversos tipos de conteúdo da entidade e criando uma harmonia em relação a nova identidade visual da CNC (lançada 2012), criando uma catalogação etc. As publicações ficaram divididas em grupos: 1) Livros técnicos; 2) Livros autorais; 3) Relatórios; 4) Manuais; 5) Revistas; 6) Informativos digitais.
3 Na bandeira do Brasil, estão escritas as palavras “Ordem e Progresso”.