English Português Español Français
LEONARDO RINALDI
Editorial Saindo da crise
1
2

Resumo:
 
Projeto gráfico de livro – Criação, conceituação e execução de todo o projeto, incluindo a diagramação de todo livro, ilustração e capa.
 
Publicação que agrupa os artigos que saíram ao longo do ano do Presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)1, Antonio Oliveira Santos, no qual foram editados pelo Conselheiro Economico da CNC, Ernane Galvêas (ex-Ministro da Fazenda do Brasil (1980-1985) e ex-Presidente do Banco Central do Brasil (1968-1974 e 1979-1980)(IN MEMORIAN)). Este projeto seguiu as novas orientações do Projeto de Padronização das Publicações da CNC (projeto esse realizado em 2016)2
 
Processo e conceituação:
 
Antes de receber o material para a diagramação do livro, fui chamado para uma reunião com o Conselheiro Econômico da CNC, Ernane Galvêas, era o responsável pela edição e organização da publicação, me mostrou uma folha de jornal com a foto de um trem saindo de um túnel, com pouquíssima profundidade e sem perspectiva, era a proposta para a capa, escolha do próprio Presidente da entidade, apenas me restava melhorar a ideia, e ainda tinha um título que não era uma legenda pura e simples da imagem, mas em conjunto com a foto, formavam um briefing de projeção de melhores tempos que estavam por vir para todo o setor do comércio, pois era o livro do Presidente, a hierarquia máxima de um setor que agrupa uma parte significativa da mão de obra do país. Esta temática foi escolhida porque, em meados de 2015, o Brasil entrara em uma crise econômica da qual teoricamente não conseguiria sair, a ideia da diretoria era dar um ar de otimismo.
 
Duas semanas depois recebi todo o texto bruto para o livro, envie-o para a primeira revisão, após uma semana depois, recebi os textos originais revisados, então, diagramei eles e enviei-o novamente para uma segunda revisão, já havia começado a desenvolver a ilustração do trem para a capa, escolhendo cores, criando degradés e sombras para apresentar tudo em conjunto para o coordenador do trabalho, o Conselheiro Economico da CNC.
 
Como faço em todas as capas, importei o arquivo .psd do Photoshop para o Illustrator e inseri tudo o que entraria (título, subtítulo, logos da frente e do verso da capa, texto da lombada, código de barras etc.). Ato contínuo, busquei as cores que melhor cairiam no título e subtítulo e que se destacassem junto ao fundo, em seguida, comecei a trabalhar o verniz, procurando manter a linha do livro anterior do Presidente, que saíra um ano antes (2016), uma camada de verniz localizado que preencheria toda a capa (tem a imagem apenas do verniz na área de imagens abaixo deste texto), como se fossem ondas saindo do trem, buscando acentuar o processo de transformação que se estava por vir. A ideia foi transmitir, com o trem e com o verniz, a sensação de que a “oportunidade era agora”, era o momento mágico da mudança. Comecei a criar a textura do verniz partindo bem da frente da área aonde fica o contudor do trem e alinhei essa textura a cada vagão do trem, dando a entender, que o trem era o condutor do processo de transformação daquele momento. Este livro do Presidente foi o primeiro a seguir o Projeto de Padronização das Publicações da CNC, impresso em 2017.
 
Nesta publicação não houve acompanhamento gráfico, pois o trabalho foi feito em uma gráfica de maior porte em São Paulo, a Stilgraf, e eu, no Rio de Janeiro, porém, o controle de qualidade era muito bom, dando-me a segurança para acompanhar apenas as provas digitais. Quando o trabalho chegou, soube que o Presidente havia gostado muito e distribuía os livros orgulhosamente, alguns meses depois, o Conselheiro Economico da CNC, Ernane Galvêas, me pegou desprevinido e ao lado do Presidente, falou: “esse é o designer que faz os seus livros”, o Presidente sorriu e disse: “o seu trabalho é muito bom”.
 
1 Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC – cnc.org.br) – Entidade sindical Patronal, que agrupa 34 federações em todo o território brasileiro, 27 referentes aos seus respectivos estados no Brasil e 7 dessas 34 em ambito nacional, são mais de cinco milhões de empresas representadas do comércio que geram cerca de 25,5 milhões de empregos diretos e formais, com a sua estrutura, atua para que o setor esteja sempre presente na formulação das políticas públicas, seguindo o trâmite das proposições de interesse no Congresso Nacional e na defesa da Constituição, tendo sempre em foco as leis que possam impactar o segmento. 
 
A CNC foi fundada em 4 de setembro de 1945, seu atual presidente é José Roberto Tadros, que sucedeu Antonio Oliveira Santos, em eleição que foi realizada em 2018, e é a responsável pela administração de duas instituições de grande atuações no Brasil e que formam um dos maiores sistemas de desenvolvimento social do mundo, a instituição de Serviço Social do Comércio (Sesc – sesc.com.br) e a instituição de Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac – senac.br), a primeira citada, com projetos sociais, tais como o Mesa Brasil, Programa Ecos de sustentabilidade etc. (atua nas seguintes áreas: Alimentação, Assisntência Social, Cultura, Educação, Esporte, Lazer, Saúde, Sustentabilidade etc.) e a segunda no auxílio à formação e à capacitação de funcionários de empresas do setor do comércio (lojistas, garçons, chefs, hotelaria etc.).
 
2 Projeto de Padronização das Publicações da CNC – Projeto em que a chefe da Assessoria de Comunicação, Cristina Calmon, os jornalistas do setor e quatro designers da CNC (eu incluso), juntamente com uma assessoria de comunicação externa e um escritório de design gráfico contratado, nos auxiliaram no projeto e na tomada de decisões, estudaram todas as publicações produzidas na entidade até a data presente, criando uma linha de raciocínio, confrontando-as umas com as outras, segmentando os diversos tipos de conteúdo da entidade e criando uma harmonia em relação a nova identidade visual da CNC (lançada 2012), criando uma catalogação etc. As publicações ficaram divididas em grupos: 1) Livros técnicos; 2) Livros autorais; 3) Relatórios; 4) Manuais; 5) Revistas; 6) Informativos digitais.
 

Destaques

Identidade visual

Editorial