English Português Español Français
LEONARDO RINALDI
Editorial Código comercial
1
2
3
4
5

Resumo:
 
Projeto gráfico de livros – Criação, conceituação e execução do projeto, incluindo a diagramação parcial de um dos livros e total de todos os outros livretos, ilustração abstrata para as capas, capa e acompanhamento gráfico.
 
Publicação que continha todo o Código Comercial brasileiro, acrescido de observações, sugestões de ajustes ao Código, análises etc. assinados por membros representantes dos interesses da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)1. O objetivo da publicação era de que ela se tornasse material de apoio para lobby em prol de novos Projetos Lei de interesse do comércio brasileiro. Este projeto foi anterior ao Projeto de Padronização das Publicações da CNC2.
 
Processo e conceituação:
 
Recebi essa demanda de um dos Conselheiros Jurídicos da entidade, que estava à frente desse grande projeto, que envolvia a Câmara dos Deputados Federal e o Senado brasileiros, para uma reformulação do código comercial brasileiro.
 
Publicações com temas voltados ao Direito são sempre muito complicadas de se fazer um projeto visual, pois a tendência de se cair no lugar comum é enorme, por exemplo, as imagens de balança, as estátuas da Justiça etc. A chefe da Assessoria de Comunicação da CNC, Cristina Calmon, queria que eu fosse por um caminho abstrato, já havia rejeitado seis versões de capas anteriores a esta que acabou sendo a ilustração para este projeto. A ideia que resultou na capa é uma abstração em forma de grafismos, faz alusão a um grande contexto de itens, sendo um o grupo como que estes representam o conteúdo original, então, outros pequenos grupos de “tópicos” sendo anexados, com elos unindo as partes e formando uma única peça de treliça. 
 
O assunto abordado era muito sério, adotei uma diagramação com uma colunagem única por página para os livretos, na busca de dar espaço a inserção do conteúdo a criação de uma hierarquia clara de elementos era necessária, de modo a destacar as observações que estavam sendo incrementadas no Código original. Pelo mesmo motivo, de distinção do tema, usei duas cores por capa (o livro e mais três livreto, um na versão em inglês), mantendo uma linha bem institucional e corporativa.
 
Nas imagens 3, 4 e 5 alguns parlamentares fazendo um seminário sobre o tema.
 
1 Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC – cnc.org.br) – Entidade sindical Patronal, que agrupa 34 federações em todo o território brasileiro, 27 referentes aos seus respectivos estados no Brasil e 7 dessas 34 em ambito nacional, são mais de cinco milhões de empresas representadas do comércio que geram cerca de 25,5 milhões de empregos diretos e formais, com a sua estrutura, atua para que o setor esteja sempre presente na formulação das políticas públicas, seguindo o trâmite das proposições de interesse no Congresso Nacional e na defesa da Constituição, tendo sempre em foco as leis que possam impactar o segmento. 
 
A CNC foi fundada em 4 de setembro de 1945, seu atual presidente é José Roberto Tadros, que sucedeu Antonio Oliveira Santos, em eleição que foi realizada em 2018, e é a responsável pela administração de duas instituições de grande atuações no Brasil e que formam um dos maiores sistemas de desenvolvimento social do mundo, a instituição de Serviço Social do Comércio (Sesc – sesc.com.br) e a instituição de Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac – senac.br), a primeira citada, com projetos sociais, tais como o Mesa Brasil, Programa Ecos de sustentabilidade etc. (atua nas seguintes áreas: Alimentação, Assisntência Social, Cultura, Educação, Esporte, Lazer, Saúde, Sustentabilidade etc.) e a segunda no auxílio à formação e à capacitação de funcionários de empresas do setor do comércio (lojistas, garçons, chefs, hotelaria etc.).
 
2 Projeto de Padronização das Publicações da CNC – Projeto em que a chefe da Assessoria de Comunicação, Cristina Calmon, os jornalistas do setor e quatro designers da CNC (eu incluso), juntamente com uma assessoria de comunicação externa e um escritório de design gráfico contratado, nos auxiliaram no projeto e na tomada de decisões, estudaram todas as publicações produzidas na entidade até a data presente, criando uma linha de raciocínio, confrontando-as umas com as outras, segmentando os diversos tipos de conteúdo da entidade e criando uma harmonia em relação a nova identidade visual da CNC (lançada 2012), criando uma catalogação etc. As publicações ficaram divididas em grupos: 1) Livros técnicos; 2) Livros autorais; 3) Relatórios; 4) Manuais; 5) Revistas; 6) Informativos digitais. 

Destaques

Identidade visual

Editorial