Destaques
Contribuições para o pensamento brasileiro
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Resumo:
Projeto gráfico de coletânea de livros. Criação, conceituação e execução de todo o projeto gráfico dos três volumes desta coleção, incluindo diagramação, capas, ilustrações, seleção das fotos, criação dos gráficos e de tabelas e revisão gráfica. Esse livro precede as regras do Projeto da Padronização de Publicações da CNC1.
Publicação para a qual foi feita uma ampla seleção de artigos do Conselho Técnico2 da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)3, que agrupa grande quantidade de notáveis de diferentes áreas de atuação. O membro do Conselho Técnico Nelson Mello e Souza (sociologo) recebeu a função do Coordenador do Conselho Técnico da CNC e Conselheiro Economico da CNC, Ernane Galvêas (ex-Ministro da Fazenda do Brasil (1980-1985) e ex-Presidente do Banco Central do Brasil (1968-1974 e 1979-1980)(IN MEMORIAN)) de fazer essa seleção e organização dos artigos e coube a mim, dar corpo ao projeto.
Processo e conceituação:
Recebi cerca de 50 artigos, já organizados e divididos em 3 livros e subsequentes capítulos. Como em qualquer início de projeto desse porte, foi preciso entender o que era cada um dos artigos e me aproximar do pensamento do organizador do conteúdo, que fez uma espécie de “curadoria”, compreender o que ele pensou e o que pretendia com essa organização.
Capas – Após pesquisa de trabalhos com conteúdos semelhantes e diversos outros focos paralelos referenciáveis ao projeto, tentei fazer um paralelo nas capas, criando uma correlação com os três poderes, o executivo, o legislativo e o judiciário, usando como referência os prédios referentes a esses, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Palácio do Supremo Tribunal Federal, ideia esta que foi rejeitada pela minha chefe, a jornalista Cristina Calmon, chefe da Assessoria de Comunicação da CNC. Após a primeira ideia ter sido rejeitada, parti para uma segunda linha de raciocínio onde os três livros interagissem e ao mesmo tempo se contrastassem. Os títulos de cada um ajudaram muito, três elementos básicos formaram a minha base de raciocínio para o conceito, que fica até meio “escondido” para o olhar do leitor: o círculo, para representar a economia, o giro do capital; o quadrado, para a sociedade, um recorte do espaço físico limitado ao determinado assunto referido; e o triângulo, que é a ascensão do Brasil, o trabalho, a construção de um país. Em relação as ilustrações das capas, são alusões a alguns dos artigos pertencentes de cada livro.
Cores – Por uma questão também estética defini o equilíbrio/desequilíbrio entre cores mais “agudas” (quentes) e mais “graves” (frias), que me auxiliaram na construção da identidade do projeto. No livro sobre “Economia”, o verde representa o dinheiro e o laranja, a produção de riquezas, de produtos e serviços; já no livro “Sociedade”, o azul representa o tradicionalismo, a retórica, a formalidade do ambiente privado e público e o verde limão, a jovialidade, a ousadia, a modernidade, o dinamismo do mundo de hoje; e no livro “Brasil”, o roxo representa a transformação, o desenvolvimento e o movimento, já o vermelho, representa o trabalho, o sangue dado na construção de um país. A escolha de as capas terem o fundo branco foi para destacar as ilustrações e informações que nela continham.
Miolo – A organização de todo o conteúdo, foi preciso dividir e analisar cada hierarquia de tipo de texto:
- Páginas de abertura de capítulos.
- Páginas de abertura de artigos.
- Títulos dos artigos.
- Subtítulos dos artigos.
- Sub-subtítulos dos artigos.
- Cargos dos conselheiros.
- Fotos dos conselheiros.
- Capitular dos textos.
- Textos.
- Citações.
- Bullets.
- Gráficos.
- Tabelas etc.
Quando se divide, o problema fica menor, e com isso, mais fácil de ser solucionado. Na entrada de cada artigo foi elaborada uma diagramação dinâmica, que realçasse a mancha gráfica de cada página, tudo buscando enaltecer o gride, o mais difícil foi criar uma padronagem para os cargos dos autores, tendo em vista a enorme variação de texto, alguns com muitos títulos e outros apenas com a sua respectiva profissão. As capitulares de entrada do texto ficaram com uma tarja criando uma divisão dentro delas, fazendo uma conexão com as capas, pois cada capa recebeu duas cores e como no miolo, só teve a entrada do preto e da cor de apoio (verde no livro “Economia”, azul no livro “Sociedade” e roxo no livro “Brasil”), então foi feito uma parte reticulada e a outra com a cor carregada. Para as páginas capitulares de entrada de artigo, foram utilisadas uma gama de ilustrações, um degradê mais carregado de cor na topo destas páginas e vindo de encontro da base das páginas um elemento extraído do livro da Gestalten, Moiré Index, do autor Carsten Nicolai, tudo isso buscando a representação dual, mesma linha de raciocínio das capas.
Aprovação – Outra etapa foi apresentar o projeto ao Coordenador do Conselho Técnico da CNC, Ernane Galvêas (citado no resumo), que queria um projeto bem mais simples – uma parte do processo, que não é da execução do projeto, mas que sempre é bem difícil: convencer o cliente a comprar sua ideia. Consegui que ele me desse um voto de confiança: “Doutor, posso fazer do jeito que o senhor quer, mas sugiro que façamos do jeito que eu estou lhe sugerindo, porque vai agregar muito mais...”. Ao final, com os livros em mãos, todos os conselheiros gostaram muito e sentiram-se orgulhosos de verem os seus respectivos trabalhos inseridos no projeto, cada membro do Conselho que fizeram parte dos três livros, tiveram três artigos selecionados pelo Coordenador do Conselho Técnico da CNC, Ernane Galvêas e pelo Conselheiro Nelson Mello e Souza para comporem a coletânea.
Impressão – Pronto e aprovado, os arquivos foram enviados para serem impressos na gráfica Stilgraf, em São Paulo, e eu no Rio de Janeiro, não fui acompanhar a entrada de máquina, pois estava com outros trabalhos e fiquei “mais tranquilo” pelo controle de qualidade da gráfica, mas busquei fazer da mesma forma que faço em cada projeto, olhar cada detalhe na sua minúcia. O projeto exigiu ainda um apuro na produção gráfica, pois tinha muitas transições de cores sutis, cores Pantone, vários degradês e retículas (porcentagem baixa da cor específica), foram necessárias algumas provas de prelo para decidir a melhor porcentagem dessas nuances ao longo da coletânea.
1 A CNC lançou a sua nova marca em 2012, estes livros foram impressos ao final de 2014 e paralelo a este projeto de coletânea de livros, estava sendo realizado o Projeto de Padronização das Publicações da CNC, com isso, os quatro designers gráficos da CNC (eu incluso) junto com os jornalistas e a chefe do nosso setor, Assessoria de Comunicação, Cristina Calmon, já haviam consensado uma linha de raciocínio para a organização dos conteúdos, no decorrer da produção destes livros dentre outros trabalhos, foram surgindo ideias para a contribuição na feitura desse novo projeto maior que viria a ser finalizado cerca de um ano depois, logo abaixo, segue o detalhamento:
Projeto de Padronização das Publicações da CNC – Projeto em que a chefe da Assessoria de Comunicação, Cristina Calmon, os jornalistas do setor e quatro designers da CNC (eu incluso), juntamente com uma assessoria de comunicação externa e um escritório de design gráfico contratado, nos auxiliaram no projeto e na tomada de decisões, estudaram todas as publicações produzidas na entidade até a data presente, criando uma linha de raciocínio, confrontando-as umas com as outras, segmentando os diversos tipos de conteúdo da entidade e criando uma harmonia em relação a nova identidade visual da CNC (lançada 2012), criando uma catalogação etc. As publicações ficaram divididas em grupos: 1) Livros técnicos; 2) Livros autorais; 3) Relatórios; 4) Manuais; 5) Revistas; 6) Informativos digitais.
2 Conselho Técnico da CNC – Grupo aonde vários homens e mulheres que se destacaram em suas respectivas áreas apresentavam palestras e que viram posteriormente artigos, são eles diplomatas, juizes, advogados, economistas, filosofos etc., dentre eles o Coordenador do Conselho Técnico da CNC e Conselheiro Economico da CNC, Ernane Galvêas (ex-Ministro da Fazenda do Brasil (1980-1985) e ex-Presidente do Banco Central do Brasil (1968-1974 e 1979-1980)(IN MEMORIAN)), José Bernardo Cabral (Relator da Constituinte Brasileira de 1988, ex-Ministro da Justiça e ex-Senador da República), Carlos Tadeu de Freitas Gomes (ex-Diretor do Banco Central), Cid Heraclito de Queiroz (ex-Procurador-Geral da Fazenda Nacional de 1979-1991), Ives Gandra da Silva Martins (Professor Emérito das Universidades Mackenzie, UNIP, UNIFEO, UNIFMU, do CIEE/ O Estado de São Paulo, das Escolas de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), Superior de Guerra (ESG) e da Magistratura do Tribunal Regional Federal da 1a Região; Professor Honorário das Universidades Austral (Argentina), San Martin de Porres (Perú) e Vasili Goldis (Romênia); Doutor Honoris Causa das Universidades de Craiova (Romênia) e das PUCs do Paraná e Rio Grande do Sul, e Professor Catedrático da Universidade do Minho (Portugal); Presidente do Conselho Superior de Direito da FECOMÉRCIO-SP; ex-Presidente da Academia Paulista de Letras (APL) e do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP)), Arnaldo Niskier (Membro da Academia Brasileira de Letras e ex-Presidente do CIEE/RJ), Vasco Mariz (historiador e diplomata, ex-Embaixador do Brasil no Equador, Israel, Chipre, Perú e Alemanha), Nelson Mello e Souza (filósofo, ex-Chanceler da Universidade Estácio de Sá e membro da Academia Brasileira de Filosofia), Samuel Buzaglo (advogado, ex-Sub-Procurador-Geral da República), João Paulo de Almeida Magalhães (economista e pesquisador do Centro de Estudos para o Desenvolvimento do CORECON/RJ), Arnaldo Wald (advogado e Professor Catedrático da UERJ), Marcus Faver (Desembargador, ex-Presidente do TJRJ), Claudio Contador (economista, Diretor-executivo da SILCON), Mary Del Priore (historiadora e escritora, membro da Academia Paulista de Letras), João Ricardo Moderno (jornalista), Roberto Fendt (economista, ex-Secretário Especial de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Secretário Executivo do Conselho empresarial Brasil-China), Maria Beltrão (arqueóloga, cientista e pesquisadora, ex-professora da UERJ, ex-Diretora de Relações Externas do IHGB), Gilberto Paim (jornalista) etc.
3 Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC – cnc.org.br) – Entidade sindical Patronal, que agrupa 34 federações em todo o território brasileiro, 27 referentes aos seus respectivos estados no Brasil e 7 dessas 34 em ambito nacional, são mais de cinco milhões de empresas representadas do comércio que geram cerca de 25,5 milhões de empregos diretos e formais, com a sua estrutura, atua para que o setor esteja sempre presente na formulação das políticas públicas, seguindo o trâmite das proposições de interesse no Congresso Nacional e na defesa da Constituição, tendo sempre em foco as leis que possam impactar o segmento.
A CNC foi fundada em 4 de setembro de 1945, seu atual presidente é José Roberto Tadros, que sucedeu Antonio Oliveira Santos, em eleição que foi realizada em 2018, e é a responsável pela administração de duas instituições de grande atuações no Brasil e que formam um dos maiores sistemas de desenvolvimento social do mundo, a instituição de Serviço Social do Comércio (Sesc – sesc.com.br) e a instituição de Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac – senac.br), a primeira citada, com projetos sociais, tais como o Mesa Brasil, Programa Ecos de sustentabilidade etc. (atua nas seguintes áreas: Alimentação, Assisntência Social, Cultura, Educação, Esporte, Lazer, Saúde, Sustentabilidade etc.) e a segunda no auxílio à formação e à capacitação de funcionários de empresas do setor do comércio (lojistas, garçons, chefs, hotelaria etc.).
Especificações técnicas do trabalho:
Livro 1 – Economia
Número de páginas: 448
Capa
Capa aberta: 332mm x 235mm (32mm de lombada).
Capa fechada: 150mm x 235mm.
Miolo
Papel: Soft polém 80g/m2.
Formato: 150mm x 235mm.
Impressão do miolo do livro: 2/2 – Cores Preto e Pantone 570 (cor de apoio do texto).
Acabamentos
Capa dura: Couché Matte 170g/m2 revestindo papel Paraná 70 (com espessura de 1,6mm)(responsável por a capa ficar dura).
Revestimento nas segundas e terceiras capas, Couché 150g/m2 com impressão de uma cor especial (Pantone 570) (para esconder o trabalho de união do papel que reveste a capa por fora, com o papel Paraná, que é o responsável por a capa ficar dura).
Laminação: Fosca na capa, verniz localizado na capa.
Lombada com cola e costura.
Impressão capa: 2/0 (Pantone 570 e Pantone 1485).
Vinco para facilitar o manuseio da capa.
Livro 2 – Sociedade
Número de páginas: 428
Capa
Capa aberta: 330mm x 235mm (30mm de lombada).
Capa fechada: 150mm x 235mm:
Miolo
Papel: Soft polém 80g/m2.
Formato: 150mm x 235mm.
Impressão do miolo do livro: 2/2 – Cor Preto e Pantone 659 (cor de apoio do texto).
Acabamentos
Capa dura: Couché Matte 170g/m2 revestindo papel Paraná 70 (com espessura de 1,6mm)(responsável por a capa ficar dura).
Revestimento nas segundas e terceiras capas, Couché 150g/m2 com impressão de uma cor especial (Pantone 659) (para esconder o trabalho de união do papel que reveste a capa por fora, com o papel Paraná, que é o responsável por a capa ficar dura).
Laminação: Fosca na capa, verniz localizado na capa.
Lombada: Cola e costura
Impressão capa: 2/0 (Pantone 659 e Pantone 374)
Vinco para facilitar o manuseio da capa
Livro3 – Brasil
Número de páginas: 288
Capa
Capa aberta: 324mm x 235mm (24mm de lombada).
Capa fechada: 150mm x 235mm.
Miolo
Papel: Soft Polém 80g/m2.
Formato: 150mm x 235mm.
Impressão do miolo do livro: – 2/2 – Cores Preto e Pantone 270 (cor de apoio do texto).
Acabamentos
Capa dura: Couché Matte 170g/m2 revestindo papel Paraná 70 (com espessura de 1,6mm)(responsável por a capa ficar dura).
Revestimento nas segundas e terceiras capas, Couché 150g/m2 com impressão de uma cor especial (Pantone 270) (para esconder o trabalho de união do papel que reveste a capa por fora, com o papel Paraná, que é o responsável por a capa ficar dura).
Laminação: Fosca na capa, verniz localizado na capa.
Lombada: Cola e costura.
Impressão capa: 2/0 (Pantone 270 e Pantone 032).
Vinco para facilitar o manuseio da capa.