Resumo:
Projeto gráfico de livro – Criação, conceituação e execução de todo o projeto, incluindo a diagramação de todo livro, ilustração e capa.
Publicação que agrupa os artigos que saíram ao longo do ano de 2018 do Presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)1, Antonio Oliveira Santos, no qual foram editados pelo Conselheiro Economico da CNC, Ernane Galvêas (ex-Ministro da Fazenda do Brasil (1980-1985) e ex-Presidente do Banco Central do Brasil (1968-1974 e 1979-1980)(IN MEMORIAN)). Este projeto seguiu as novas orientações do Projeto de Padronização das Publicações da CNC (projeto esse realizado em 2016)2.
Processo e conceituação:
Nesse livro, diferentemente do que aconteceu no anterior (“Saindo da crise”, 2017), nem o presidente, nem o conselheiro tinham uma sugestão inicial para capa. Recebi apenas o título, “Comércio 2018 – Um novo dia”, e artigos avulsos, já organizados para a diagramação, enviei eles para a revisão e com a ideia de manter uma direção motivacional para o sistema de comércio (o momento do país, em termos de crescimento econômico, não era bom) no sentido de uma publicação que fosse direcionada como a fala do Presidente para o Sistema Comércio, o livro precisava trazer algo de positivo, recorri a um meio de transporte mais lúdico, o balão, dando um ar de “vencendo as dificuldades” e indo para a luz, na busca em trazer um ar de positivismo. Os arquivos voltaram da revisão, foram colocados no formato da publicação, revisados novamente e enviados para a gráfica.
1 Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC – cnc.org.br) – Entidade sindical Patronal, que agrupa 34 federações em todo o território brasileiro, 27 referentes aos seus respectivos estados no Brasil e 7 dessas 34 em ambito nacional, são mais de cinco milhões de empresas representadas do comércio que geram cerca de 25,5 milhões de empregos diretos e formais, com a sua estrutura, atua para que o setor esteja sempre presente na formulação das políticas públicas, seguindo o trâmite das proposições de interesse no Congresso Nacional e na defesa da Constituição, tendo sempre em foco as leis que possam impactar o segmento.
A CNC foi fundada em 4 de setembro de 1945, seu atual presidente é José Roberto Tadros, que sucedeu Antonio Oliveira Santos, em eleição que foi realizada em 2018, e é a responsável pela administração de duas instituições de grande atuações no Brasil e que formam um dos maiores sistemas de desenvolvimento social do mundo, a instituição de Serviço Social do Comércio (Sesc – sesc.com.br) e a instituição de Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac – senac.br), a primeira citada, com projetos sociais, tais como o Mesa Brasil, Programa Ecos de sustentabilidade etc. (atua nas seguintes áreas: Alimentação, Assisntência Social, Cultura, Educação, Esporte, Lazer, Saúde, Sustentabilidade etc.) e a segunda no auxílio à formação e à capacitação de funcionários de empresas do setor do comércio (lojistas, garçons, chefs, hotelaria etc.).
2 Projeto de Padronização das Publicações da CNC – Projeto em que a chefe da Assessoria de Comunicação, Cristina Calmon, os jornalistas do setor e quatro designers da CNC (eu incluso), juntamente com uma assessoria de comunicação externa e um escritório de design gráfico contratado, nos auxiliaram no projeto e na tomada de decisões, estudaram todas as publicações produzidas na entidade até a data presente, criando uma linha de raciocínio, confrontando-as umas com as outras, segmentando os diversos tipos de conteúdo da entidade e criando uma harmonia em relação a nova identidade visual da CNC (lançada 2012), criando uma catalogação etc. As publicações ficaram divididas em grupos: 1) Livros técnicos; 2) Livros autorais; 3) Relatórios; 4) Manuais; 5) Revistas; 6) Informativos digitais.