Resumo:
Projeto de sinalização de dois prédios da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)1. Criação, conceituação e coordenação do projeto de sinalização de dois prédios da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), incluindo análise e levantamento dos espaços dos dois prédios da entidade (um no Rio de Janeiro e o outro em Brasília).
Processo e conceituação:
O projeto de sinalização original, realizado por volta dos anos 2000, é basicamente simples, com duas variações de placas:
- A primeira, uma lâmina de vidro temperado com adesivo recortado por cima (na parte das informações) era utilizada apenas para espaços “VIPs” (áreas aonde transitavam a diretoria e os seus convidados).
- A segunda, uma chapa de alumínio com um processo de impressão de transfer na cor preta, usada em todo o restante (desde sinalização de emergência à placas de portas) tinha um custo maior do que o das peças propostas pelo projeto aqui apresentado – no projeto original, as peças são altamente descartáveis pela alta mudança de nomes dos setores e departamentos.
Com a mudança da marca da entidade, no final de 2012, ficou evidente a necessidade de se fazer um novo projeto da sinalização diretiva dos espaços da empresa. Em 2016 eu já havia acompanhado e ajustado as instalações da sinalização institucional2 (locais aonde foram colocadas as placas com a nova marca da entidade) e feito um projeto para toda a coleta seletiva de resíduos sólidos.
Após analisar minuciosamente cada espaço nos dois prédios, criei um relatório com fotos e observações para me servir de apoio para a realização deste projeto. Participei de reuniões com diretores, com o setor administrativo etc. e procurei fiz benchmarks com soluções e projetos similares (Sesc-DN, Senac-DN, prédios da CNI em Brasília, o novo prédio e o antigo). O projeto que a Confederação Nacional da Indústria (CNI) estava implementando para o seu novo prédio usava um sistema modular de placas e isso me chamou muito a atenção, pois um dos principais problemas de uma entidade sindical é a questão política – podem ocorrer mudanças de lideranças e, com isso, alterações de nomes de setores, de departamentos etc.
Eu criei um briefing base a ser seguido, analisando as empresas visitadas e o atual projeto vingente da CNC, comparando-os e destaquei os seguintes critérios:
- Criar uma estrutura de sinalização inteiramente conectada com a nova marca.
- Desenvolver um sistema de fácil manuseo, de fácil reposição e substituição, criando uma métrica prática e modular para cada tipo de placa e situação.
- Destacar tanto os números das salas quanto os nomes dos setores e departamentos – Funcionários pedem entregas nos dois endereços, CNC do Rio de Janeiro e CNC de Brazilia e geralmente os entregadores procuram as salas pelos números, já os visitantes do sistema sindical, os jornalistas e o público externo em geral, procuram pelos nomes dos setores ou dos departamentos.
- Fazer com que as pessoas visualizassem a informação – Projetar a placa de sala de forma com que esta possa ser vista assim que a pessoa saia do elevador (a placa fica perpendicular à porta, com isso, obrigatoriamente teria que ficar posicionada acima da porta, evitando, assim, com que as pessoas que trafegam pelo espaço colidam com ela, se estiver em uma altura de um ser humano, este poderia colidir com ela).
Após estas etapas iniciais, procurei a empresa que havia produzido as placas modulares do prédio novo da CNI, estudei toda a produção deles e fiz visitas técnicas na empresa, constatei novas necessidades de parametrização e conceituação do projeto:
- O projeto de cada placa tem como princípio básico reduzir o número de peças que a integram, menor quantidade de parafusos, de pequenas peças etc. para evitar possíveis defeitos e desgastes, evitando o custo e retrabalho.
- O projeto tem o princípio minimalista como base. A tentativa é criar peças com informações claras e que não poluam as mediações e os espaços, pois tanto a CNC do Rio de Janeiro quanto a CNC de Brazilia têm corredores com muitas informações e variações. A intenção sempre foi não conflitar, e sim informar de forma funcional, clara e que climatize os espaços com a identidade da CNC de forma sutil.
- Cada placa precisava ser pensada na possibilidade do seu uso tanto na CNC do Rio de Janeiro, quanto na CNC de Brazilia, que são duas situações de espaço bem distintas. Era importante assegurar uma linguagem única para a entidade, mesmo com instalações e disposições diferenciadas.
- Criação de um elemento de conexão das peças do sistema (para cada tipo de placa) baseado na linha curva da marca nova da entidade, ou seja, cada placa deveria possuir, de alguma forma, uma curva.
O foco agora se voltava para a conceituação. Utilizei um conceito de “Teoria do Objeto”, uma materia que tive no período de graduação: a questão dual entre produtos físicos (esculturas e design de produto), em uma analogia entre a “casca” e o “ovo”, ou seja, ou produtos físicos fechados e ou abertos. Pensei em todas as placas de forma a serem “cascas”, abertas, os ambientes desses dois prédios são pesados e por isso era preciso levar um tom de leveza junto com as placas. Era preciso criar um protótipo de cada peça, então, fui na Carplac (empresa essa que fez o projeto do novo prédio da CNI em Brazilia), mas a entidade estava em um momento de transição de Presidentes, então o projeto teve que esperar um pouco mais.
Outro ponto que precisávamos no projeto era dividi-lo em etapas, para facilitar sua execução e aprovação. Essas etapas foram definidas em conjunto com o chefe Marcus Fernandes do Departamento de Administração (DA) e com a diretoria da entidade:
- Sinalização de emergência e de avisos.
- Sinalização diretiva e de espaços.
- Sinalização digital.
Cada uma destas etapas envolvia uma execução, um grupo técnico e urgência diferenciados, para o de sinalização de emergência foi necessário contratar uma consultoria para auxiliar com as questões normativas da Brigada de Incêndio, normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), já a sinalização diretiva e sinalização digital (que envolvia também o setor de TI) eram muito envolvidas com o projeto de design, a digital era apenas um quadro diretivo em cada andar, referente às salas que o andar possuía, e um quadro diretório no hall de entrada dos dois prédios.
Foram instaladas as peças de sinalização de emergência no prédio do Rio de Janeiro em meados de maio de 2019, visto que o prédio precisava estar regularizado com a Brigada de Incêndio, já sinalização diretiva e de espaços ficou bem detalhada no papel, com vários protótipos, o mesmo acontecendo com a sinalização digital, mas as suas implementações não aconteceram.
Obs.:
Cristina Calmon era a chefe da Assessoria de Comunicação da CNC (ASCOM) e era a minha chefe direta no momento da realização deste projeto e Ricardo Bruno é o arquiteto e designer de interiores da Presidência da CNC, o qual me ajudou muito em pontos importantes do projeto e foi através do seu setor que foram feitas as imagens em 3ds da aplicação das placas e do monitor como quadro diretivo no segundo andar da CNC do Rio de Janeiro que foi usado como base para a apresentação do projeto para os diretores da entidade.
1 Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC – cnc.org.br) – Entidade sindical Patronal, que agrupa 34 federações em todo o território brasileiro, 27 referentes aos seus respectivos estados no Brasil e 7 dessas 34 em ambito nacional, são mais de cinco milhões de empresas representadas do comércio que geram cerca de 25,5 milhões de empregos diretos e formais, com a sua estrutura, atua para que o setor esteja sempre presente na formulação das políticas públicas, seguindo o trâmite das proposições de interesse no Congresso Nacional e na defesa da Constituição, tendo sempre em foco as leis que possam impactar o segmento.
A CNC foi fundada em 4 de setembro de 1945, seu atual presidente é José Roberto Tadros, que sucedeu Antonio Oliveira Santos, em eleição que foi realizada em 2018, e é a responsável pela administração de duas instituições de grande atuações no Brasil e que formam um dos maiores sistemas de desenvolvimento social do mundo, a instituição de Serviço Social do Comércio (Sesc – sesc.com.br) e a instituição de Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac – senac.br), a primeira citada, com projetos sociais, tais como o Mesa Brasil, Programa Ecos de sustentabilidade etc. (atua nas seguintes áreas: Alimentação, Assisntência Social, Cultura, Educação, Esporte, Lazer, Saúde, Sustentabilidade etc.) e a segunda no auxílio à formação e à capacitação de funcionários de empresas do setor do comércio (lojistas, garçons, chefs, hotelaria etc.).
2 Um escritório de design criou a nova marca da entidade (CNC), também as novas marcas do Sesc e do Senac e com isso, havia feito os projetos para a instalação das placas que levavam a marca da entidade, tais como os letreiros das fachadas, placas das salas de reunião e do hall de entrada dos prédios da entidade e fui eu, o responsável pelo acompanhamento da instalação de todo esse projeto.