English Português Español Français
LEONARDO RINALDI
Editorial Portfólio referencial de produtos e serviços
1
2
3
4
5
6
7
8

Resumo:
 
Projeto gráfico de livro, periódico anual – Criação, conceituação e execução de todo o projeto, incluindo a diagramação de todo livro, ilustração, capas e acompanhamentos gráficos.
 
Publicação destinada a fornecer apoio para os stakeholders do Sistema Comércio no Brasil (incluindo o Sesc e o Senac), agrupa diferentes tipos de serviços. Projeto realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)1. Esta publicação foi anterior ao projeto de padronização das publicações2.
 
Processo e conceituação:  
 
Este trabalho foi para o Departamento de Planejamento da CNC, aplicando ferramentas de marketing para agrupar todos os serviços úteis nas cidades brasileiras para os Sindicatos, as Federações do Sistema Comércio, Sescs e Senacs.
 
A caracterização do projeto faz uma alusão a packaging (embalagem), ficou um conceito simples, mas bem diferente dos demais projetos impressos pela entidade, a faca especial ajudou nesse sentido, traz também uma marcação gráfica na lateral direita das páginas direitas (facilitando ao leitor saber se está no início, meio ou fim da publicação, se localização de capítulo à capítulo). Na capa e ao longo das aberturas de capítulos foi enfatizado o apelo visual referente a embalagens, “oferecimento de produtos”. A cada edição a publicação era feita com duas cores principais Pantone, além do preto.
 
Vale ser destacado que houve o projeto da nova identidade visual da CNC no final de 2012, fazendo com que apenas o Portfólio referencial de produtos e serviços do ano de 2013, recebe-se a nova marca.
 
1 Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC – cnc.org.br) – Entidade sindical Patronal, que agrupa 34 federações em todo o território brasileiro, 27 referentes aos seus respectivos estados no Brasil e 7 dessas 34 em ambito nacional, são mais de cinco milhões de empresas representadas do comércio que geram cerca de 25,5 milhões de empregos diretos e formais, com a sua estrutura, atua para que o setor esteja sempre presente na formulação das políticas públicas, seguindo o trâmite das proposições de interesse no Congresso Nacional e na defesa da Constituição, tendo sempre em foco as leis que possam impactar o segmento. 
 
A CNC foi fundada em 4 de setembro de 1945, seu atual presidente é José Roberto Tadros, que sucedeu Antonio Oliveira Santos, em eleição que foi realizada em 2018, e é a responsável pela administração de duas instituições de grande atuações no Brasil e que formam um dos maiores sistemas de desenvolvimento social do mundo, a instituição de Serviço Social do Comércio (Sesc – sesc.com.br) e a instituição de Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac – senac.br), a primeira citada, com projetos sociais, tais como o Mesa Brasil, Programa Ecos de sustentabilidade etc. (atua nas seguintes áreas: Alimentação, Assisntência Social, Cultura, Educação, Esporte, Lazer, Saúde, Sustentabilidade etc.) e a segunda no auxílio à formação e à capacitação de funcionários de empresas do setor do comércio (lojistas, garçons, chefs, hotelaria etc.).
 
2 Projeto de Padronização das Publicações da CNC – Projeto em que a chefe da Assessoria de Comunicação, Cristina Calmon, os jornalistas do setor e quatro designers da CNC (eu incluso), juntamente com uma assessoria de comunicação externa e um escritório de design gráfico contratado, nos auxiliaram no projeto e na tomada de decisões, estudaram todas as publicações produzidas na entidade até a data presente, criando uma linha de raciocínio, confrontando-as umas com as outras, segmentando os diversos tipos de conteúdo da entidade e criando uma harmonia em relação a nova identidade visual da CNC (lançada 2012), criando uma catalogação etc. As publicações ficaram divididas em grupos: 1) Livros técnicos; 2) Livros autorais; 3) Relatórios; 4) Manuais; 5) Revistas; 6) Informativos digitais. 

Destaques

Identidade visual

Editorial