English Português Español Français
LEONARDO RINALDI
Identidade visual Studio Hangar
1
3
2

Resumo:
 
Criação da identidade visual, de site e de material de divulgação.
 
Processo e conceituação:
 
Escritório – Eu junto de um outro designer, João Geszti, criamos o escritório de design Studio Hangar, uma sociedade que não durou muito tempo, abriamos a empresa no final de 2010 e a fechamos em no meio de 2011, criei a logo, demorei um certo tempo, chegamos a fazer alguns pequenos projetos para clientes ainda no início das atividades deles, acabou que não chegamos a obter a conta de um cliente grande que esperávamos, a entrada de dinheiro não justificava a sociedade. Fiquei com a marca que havia feito, havia sugerido o nome, fiquei também com o domínio, o João, acabou, por fim, seguindo para uma outra carreira.
  
Marca – A ideia do nome era Studio Hangar, de ideias, as ideias entrando e saindo, tive a matéria de Projeto Básico II na faculdade de graduação, Estácio de Sá, com a professora Jaci Madsen e aprendi com ela quando se faz uma analogia para falar de um assunto, esse assunto se torna mais relevante ao receptor, meu projeto desta matéria foi sobre Samba e usei a linguagem da natureza para falar sobre, era uma coletânea de três volumes de livros, as Raízes do Samba (a capa do livro era uma árvore imensa), o Samba de Raiz (uma folha de árvore com os veios como se fossem veias) e os Frutos do Samba (aráras azúis nos gralhos das árvores, fazendo a analogia de que elas fossem os frutos, tais como Chico Buarque, Tom Jobim etc.). 
 
Com essa introdução, agora me volto para o Studio Hangar, uma conexão no nome com aviação, ar, nuvens,  buscando associar o escritório a criatividade, e para fazer a logo, após estudar e gerar alternativas, criei a analogia com cérebro, uma tipografia de miolos, só que ao longo do processo de feitura, fui indo na minúcia de cada letra e buscando a leitura e a legibilidade ideal para o meu olhar, então, me pautei muito na simetria feita na criação de marcas, por exemplo as do Aloísio Magalhães, referência maior do designer gráfico brasileiro (designer da década de 70), principalmente na criação de marcas, só que criei uma marca totalmente orgânica, diferente das dele (totalmente construtivistas), gerando círculos e me pautando neles para fazer com que as curvas se justificassem, tem a imagem de destaque número 3, com as marcações, acabei saindo das marcações em algumas curvas e nas junções das curvas pela complexidade que se acabou gerando.
 
Site – Após longo período, mantive o domínio e fiquei me preparando para fazer o meu portfólio, então, fui me preparando para isso e no meio de 2018, ainda trabalhando na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)1, reuni-me virtualmente com o programador Fábio Silva e com o webdesigner Rico Reis, quando estabelecemos as regras e as etapas para o desenvolvimento do site. Criei um layout inicial de maneira rápida, tendo como referência o site – velvetspectrum.com (a versão antiga desse site), com as marcações de tamanhos e de quantas imagens teriam na home-page etc., e outro layout da página de detalhamento dos trabalhos. O Rico Reis, fez alguns apontamentos e em poucos dias já estava com o Front End pronto, em sua forma inicial, que exigiria alguns ajustes depois, em seguida, o programador de ASP.NET ficou com o projeto por alguns meses, ele criou todo a área administrativa do site. Como Rico Reis não pode fazer os últimos reparos de Front End, o Rogério Saraceni, contribuiu com os últimos reparos, indicação do Fábio Silva, que na verdade foi a pessoa responsável pela amarração de todo site – a programação, o Front End (indicando os dois webdesigners) e a administração do portfólio, pois tudo precisava ser baseado na programação.
 
Portfólio – Em agosto de 2019, o projeto do portfólio virou uma necessidade, pois no mês anterior eu havia me desligado da entidade onde trabalhava, foi quando me reuni com o fotógrafo Guarim de Lorena e ele tirou as fotos dos trabalhos que eu havia feito até então, dos quais eu possuía exemplares, muitos livros. Ele fez tudo em dois dias, comprei papéis Color Plus de 180g/m2, de diversas cores, que agregaram às fotos dos projetos. Os textos foram todos escritos por mim, editados e revisados, tudo inicialmente escrito em português e depois traduzido para o inglês, usando o site de tradução – deepl.com e posteriormente, eu, fazendo os ajustes nos textos. 
 
O quadro com o meu retrato que aparece no “sobre”, foi feito pelo meu professor de pintura, Ricardo Newton. Criei uma imagem que está na página de contatos: uma textura de cérebro, um elemento fazendo mensão as ideias iniciais que foram feitas para a marca, se esparramando. Os ajustes finais no site, da parte administrativa, foram feitos por mim, já em Londres.
 
1 Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC – cnc.org.br) – Entidade sindical Patronal, que agrupa 34 federações em todo o território brasileiro, 27 referentes aos seus respectivos estados no Brasil e 7 dessas 34 em ambito nacional, são mais de cinco milhões de empresas representadas do comércio que geram cerca de 25,5 milhões de empregos diretos e formais, com a sua estrutura, atua para que o setor esteja sempre presente na formulação das políticas públicas, seguindo o trâmite das proposições de interesse no Congresso Nacional e na defesa da Constituição, tendo sempre em foco as leis que possam impactar o segmento. 
 
A CNC foi fundada em 4 de setembro de 1945, seu atual presidente é José Roberto Tadros, que sucedeu Antonio Oliveira Santos, em eleição que foi realizada em 2018, e é a responsável pela administração de duas instituições de grande atuações no Brasil e que formam um dos maiores sistemas de desenvolvimento social do mundo, a instituição de Serviço Social do Comércio (Sesc – sesc.com.br) e a instituição de Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac – senac.br), a primeira citada, com projetos sociais, tais como o Mesa Brasil, Programa Ecos de sustentabilidade etc. (atua nas seguintes áreas: Alimentação, Assisntência Social, Cultura, Educação, Esporte, Lazer, Saúde, Sustentabilidade etc.) e a segunda no auxílio à formação e à capacitação de funcionários de empresas do setor do comércio (lojistas, garçons, chefs, hotelaria etc.).

 

 

 

Destaques

Identidade visual

Editorial